sábado, 1 de setembro de 2012

Mobilidade urbana

AQUI HAVIA UMA FOTO DE UM CONGESTIONAMENTO DE TRÂNSITO NA ANHANGUERA
Eu removi porque não foi autorizada pelo autor

Essa foi a aparência do trânsito ontem à noite, por volta das 19:30h, na Anhanguera entre Campinas e Sumaré. São entre oito e dez pistas de rolamento. Imaginem como é na hora do rush! E isso se repete em toda Região Metropolitana de Campinas.
Qual é a resposta das autoridades estaduais e municipais para esse problema? Basicamente, ampliação das pistas e criação de corredores rodoviários. Mas essas soluções estão esgotadas. São muitos carros novos entrando diariamente em circulação. E agora, com a diminuição dos impostos para as montadoras e as facilidades de crédito, vocês podem imaginar onde isso vai acabar.
Mas o fato é que existe uma solução quase pronta para esse problema. Sim existe! Está ao lado dessa bela e pedagiada estrada! Está ali, atravessando todas as cidades da RMC servidas pela Anhanguera. É a ferrovia anteriormente chamada de Fepasa quando pertencia ao estado e, hoje, depois de privatizada, relegada ao transporte de carga, com o trânsito de pouquíssimas composições por dia. Com um pouco de boa vontade política, trens metropolitanos poderiam circular por essa ferrovia, dividindo, sem problema, a via com os trens de carga. Na verdade, na capital, já acontece isso na mesma ferrovia, começando em Jundiaí e indo até o centro de São Paulo. Não precisamos de trem-bala, nem de nada tão sofisticado. É só melhorar o leito da ferrovia e eletrificar novamente o trecho e milhares de carros sairiam das rodovias.  Muita gente (governador, prefeitos) fala do tal trem metropolitano, mas fazer que é bom, nada. Será que as concessionárias de rodovias são tão poderosas que seu lobby não permite que se melhorem as condições de vida de milhares de pessoas que gastam seu tempo e dinheiro e arriscam suas vidas nas suas lindas "highways"?



Um comentário:

Nelson disse...

concordo plenamente, meu amigo.